Lgº. Sr.ª da Penha, 6160-115 ESTREITO
(+351) 272 654 670

50º ANIVERSÁRIO DA IGREJA MATRIZ DO ESTREITO

50 aniv.

50º ANIVERSÁRIO DA IGREJA MATRIZ DO ESTREITO

Teve lugar, no passado domingo, a comemoração dos 50 anos da inauguração da Igreja Matriz do Estreito.

Inaugurada a 25 de outubro de 1970, este imponente edifício, de construção bastante arrojada para a época, ergueu-se ao longo de 7 anos.

Um projeto da autoria do arquiteto José Pires Branco, maioritariamente em pedra quartzite do maciço da Serra do Moradal e valorizado pelas obras do escultor Soares Branco, das quais se destaca o baixo-relevo do exterior, que retrata a vida da aldeia e as atividades das suas gentes.

É de referir que este projeto só foi possível de concretizar graças à determinação e ao esforço do então pároco, o Sr. Padre Manuel Farinha e do povo estreitense. Uma construção de características únicas que  constitui o ex-líbris do Estreito, sendo um ponto de muito interesse de quem por aqui passa.

 

Apesar de todos os constrangimentos e limitações, este dia foi assinalado de forma memorável. A celebração da eucaristia presidida pelo Reverendíssimo Sr. D. Antonino Dias, bispo da diocese, a inauguração de uma exposição de fotografia e o descerrar de uma lápide no exterior, foram os pontos fortes deste dia. Foram ainda homenageadas algumas pessoas que trabalharam na construção da igreja e, no final, foi possível assistir a um espetáculo pirotécnico, tendo como fundo a belíssima Igreja de S.João Batista.

2

Deixe comentário

5 × 1 =