Lgº. Sr.ª da Penha, 6160-115 ESTREITO
(+351) 272 654 670
(+351) 272 654 670

ROTA DO LINHO

No âmbito do Projeto Beira Baixa Cultural, teve lugar, no passado sábado, a “Rota do Linho”, uma atividade que ligou as Freguesias de Estreito-Vilar Barroco e Orvalho.

A iniciativa começou no Orvalho, com a atuação do Rancho Folclórico das Aranhas e a visita à exposição de pintura “A Balada do Linho” de Augusto de Matos, na APROLISE.

O almoço decorreu no Pavilhão João Dias, no Estreito, animado pelo GAIO (Grupo Amigos Incondicionais do Orvalho).

De tarde, realizou-se uma visita ao edifício dos Teares do Estreito e posteriormente, no adro da Igreja Matriz, foi possível assistir ao “Bailado do Linho”, um espetáculo da companhia Kaiser Ballet, da Covilhã.

A jornada terminou com uma visita guiada à Igreja Matriz do Estreito, onde se destacou o baixo-relevo da fachada principal, da autoria de Soares Branco, que retrata várias cenas do quotidiano do povo Estreitense, entre elas a nobre arte de trabalhar o linho.

Uma atividade diferente que teve como intuito o promover e reviver a tradição do linho, um costume muito antigo, que foi passando de geração em geração mas que no presente, não é tão trabalhado como se desejaria.

Publicações Relacionadas

Deixe comentário

thirteen − nine =