Serra do Moradal
Trilho Internacional
dos Apalaches, Português
Aceite a nossa sugestão e siga esta viagem pela natureza da nossa região, de elevado património natural e arqueológico. Descubra as rotas e trilhos da freguesia de Estreito – Vilar Barroco inseridos em pleno Geopark Naturtejo.
A partir da serra do Moradal, no concelho de Oleiros, pode caminhar pelo mais famoso percurso pedestre do mundo, o International Appalachian Trail (IAT), que atravessa a cordilheira das montanhas Apalaches, no continente americano. A organização internacional do IAT entendeu integrar o Trilho Internacional dos Apalaches em Portugal sob inteira influência do Maciço Ibérico.
Por todos os motivos, percorrer o mais famoso trilho do mundo, é considerado uma obrigação para todos os pedestrianistas que “devem fazê-lo pelo menos uma vez na vida”.
Fonte: Município de Oleiros
GR38- Grande Rota
Muradal Pangeia
correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português
Este projecto de expansão intitula-se Pangea, em alusão ao supercontinente que existiu durante as eras paleozóica e mesozóica, quando as placas continentais colidiram e se formaram as montanhas Apalaches, as montanhas Caledonian da Europa Ocidental, o Maciço Ibérico e a Cordilheira do Atlas de Marrocos.
Toda a rota está devidamente sinalizada e contempla mesas de interpretação da paisagem e painéis informativos, localizados em vários pontos do trilho.
Dado à dupla modalidade que este percurso pedestre assume entre a Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco e a Casa da Moura, pode optar por fazê-lo pela via de BTT. A GR 38 tem a particularidade de incluir uma Via Ferrata, uma escola de escalada com 15 vias equipadas com diferentes graus de dificuldade.
Ao longo da «Rota dos Apalaches» entre zonas de grande elevação rochosa e vales, pode caminhar por verdes bosques, atravessar os vários cursos de água por via dos passadiços de madeira, subir ao topo das montanhas e contemplar, dos miradouros, as belas paisagens desta região. Esta é uma Grande Rota de interesse geológico, pela formação rochosa (quartzíticas e xisto) da serra e por toda a vegetação que a compõem, além de muitos outros detalhes que todo o percurso lhe oferece.
Note que a extensão do percurso pode representar uma grande exigência física. No entanto, pode fazer o percurso em 2 ou 4 etapas.
No Vilar Barroco encontra um paraíso escondido na mata
CARACTERÍSTICAS GR 38
Dificuldade: MÉDIA/DIFÍCIL
Tipo de Percurso: Linear
Altitude Mínima: 794m
Altitude Máxima: 872m
Desnível Positivo: 87,9m
Desnível Negativo: 13,7m
Distância: 38 km
Tempo médio total: 8h
Trilho dos Apalaches
Escola de Escalada, Via Ferrata, TT, BTT, Trekking..
PR4 OLR
Características
Dificuldade: MÉDIA
Tipo de Percurso: Circular
Distância: 10 km
Tempo médio total: 3h 30 min
Desnível acumulado: 906 m subida
Altitude máxima: 685 m
Altitude mínima: 605 m
Grau de Dificuldade:
- Adversidade do meio = 1;
- Orientação = 2;
- Tipo de piso = 3;
- Esforço físico = 3;
Ponto de partida e de chegada: Junta de Freguesia do Estreito.
A sinalização do percurso, de carácter definitivo, permite que qualquer pessoa o realize em qualquer altura do ano.
Principais pontos de interesse:
Época aconselhada: Todo o ano. Atenção ao calor no Verão e ao piso escorregadio no Inverno.
Este foi o primeiro itinerário pedetre sinalizado daquela freguesia, veio a integrar o OLR PP1 – Percurso Pedestre do Estreito (tipologia urbana de 3 km). seguiu-se uma segunda grande rota, contemplando desta vez o interesse geológico da Serra do Moradal – GR38, classificada pelo ITA.
Visite-nos! Consulte a nossa AGENDA.
Venha caminhar pelo mais antigo e maior trilho pedestre do mundo!