
RIBEIRAS – Projecto da Freguesia Estreito – Vilar Barroco promove a protecção de habitats e promoção da biodiversidade de galerias ripícolas
O projecto de valorização de dois troços da ribeira das Casas da Zebreira e um troço na ribeira de Pêro Beques, surgiu da necessidade de introduzir novas lógicas de atuação ao nível do património natural existente, da preservação da biodiversidade e da gestão sustentável da água.
Nessa perspectiva, foram delineadas várias acções com o objectivo de requalificar estes três troços ripícolas da união de freguesias devolvendo a toda a zona uma paisagem de reflorestamento e de reconversão das linhas de água, que antes estavam cobertas de mato.
“Estamos a limpar e a fazer um aproveitamento das espécies autóctones nas galerias ripícolas, para permitir a melhoria da qualidade ambiental ao longo dessas linhas de água criando um bosque espontâneo, típico e com água”, avança Filipe Bártolo presidente da Junta de Freguesia.
No âmbito da aprovação das candidaturas ao PDR2020, a Freguesia de Estreito – Vilar Barroco está empenhada em melhorar assim a qualidade ambiental nas zonas ribeirinhas.